Responsabilidade Social

Home / Sobre Nós / Responsabilidade Social

 

logo-Arca-do-Saber
arcadosaber.org

A ARCA DO SABER é uma associação beneficente, franco-brasileira, fundada em 01/2001, cujo objetivo é a busca da integração do menor carente na sociedade e outras atividades sociais e educacionais relacionadas ao menor, sua família e/ou comunidade. Atualmente administra uma creche com 115 crianças de 3 a 6 anos e desenvolve um projeto de expansão para atender as crianças da comunidade que estudam na rede de ensino Municipal, oferecendo aulas de reforço no período da tarde, fazendo com que não permaneçam nas ruas.

A entidade ainda disponibiliza um atelier de artesanato, oferecendo uma oportunidade de trabalho a cerca de dez mulheres da comunidade da Favela Vila Prudente, na Capital. O PNST participa prestando assessoria jurídica para proporcionar o regular exercício e o desenvolvimento desta ONG.

logo-Rede-Cultural-Beija-Flor
www.carfweb.net

A RCBF – Rede Cultural Beija-Flor é uma organização social sem fins lucrativos, que atua no Brasil há 22 anos na defesa das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Realiza anualmente cerca de 2.000 mil atendimentos diretos, destinados a crianças, adolescentes, suas famílias e a comunidade em geral. Esses atendimentos são promovidos através de uma rede de quatro Núcleos – Centros de Referência de Desenvolvimento Comunitário, localizados em diferentes comunidades de São Paulo.

Nos Núcleos da Rede desenvolvem-se ações de cunho preventivo nas áreas de educação, expressão artística e cultural, esporte, lazer e entretenimento, por meio de eventos e aulas que abordam teatro, dança, capoeira, percussão, violão, artes plásticas, futebol, Inglês e Informática, educação ambiental e sustentabilidade, educação nutricional e culinária, e comunicação social, com ênfase na Educomunicação, através do jornalismo, design, audiovisual e rádio, com aulas regulares para crianças e adolescentes. Todas essas ações são desenvolvidas para impedir que as crianças e jovens fiquem expostos aos riscos das ruas como drogas, crime, violências e outros comportamentos prejudiciais à sua saúde e bem-estar, e são realizadas por jovens comunitários que atuam como empreendedores sociais comprometidos em promover mudanças positivas em suas comunidades e contribuírem  para a melhora da sociedade.

O conceito social desenvolvido ao longo desses anos, foi implementado através da Children At Risk Foundation – Kolibri CARF (Fundação Criança em Risco), fundação criada na Noruega em 1992, pelo presidente da RCBF, Gregory John Smith, Fellow da Ashoka no Brasil e ganhador do Prêmio Humanitário World of Children Award em 2014.